Sem gênero: Universidade coreana instala primeiro banheiro unissex

Sinais de mudança na Coreia do Sul: pela primeira vez uma universidade do país oferecerá um banheiro unissex. Segundo reportagem do jornal Korea Times, a Universidade Sungkonghoe, em Seul, está finalizando uma proposta de implementação do banheiro. A abertura do banheiro unissex foi uma das promessas do presidente do centro estudantil da universidade, Baek Seung-mok, quando eleito.

“Esse será um banheiro de todas as pessoas, que servirá a todos no campus, independente de identidade sexual ou deficiências físicas", disse Baek ao jornal sul-coreano Hankook Ilbo. Ele afirmou também que irá se esforçar para que o banheiro possa ser aberto até o fim do ano, após reforma das instalações.

Com a instalação de banheiros unissex, estudantes transgêneros poderão usar um toalete com mais conforto. Apesar do tema controverso para muitos coreanos, a universidade decidiu seguir em frente com o projeto graças a persistência de Baek, que é homossexual e ativista da causa LGBT. Embora esse seja o primeiro banheiro unissex em uma universidade coreana, eles não são exatamente uma novidade na Coreia: a Fundação dos Direitos Humanos SARAM e a Diversity Korea, ambas ONGs, já os possuem.

"Como grupo de direitos humanos, queríamos acomodar as necessidades de todos os ativistas que vieram aqui para trabalhar e conversar, incluindo transgêneros, ativistas homossexuais e com deficiências”, disse um representante da SARAM, sobre por que a ONG decidiu instalar um banheiro do tipo.

Avanços recentes

Harisu e Hong Seok-chon

O movimento da Universidade Sungkonghoe reflete mudanças que avançam na sociedade coreana, onde questões de transgêneros e homossexuais ainda são tabu. Mesmo assim, cada vez mais coreanos, cansados de viver uma vida de segredos, decidem falar abertamente sobre essas questões. A cantora, modelo e atriz transexual Harisu é um excelente exemplo, assim como o ator, modelo, performer e radialista Hong Seok-cheon, que foi a primeira celebridade abertamente gay da Coreia. Embora seus gêneros e identidades sexuais permanecem controversos, eles foram fundamentais para aumentar a conscientização sobre direitos LGBT e sobre a importância da diversidade.

Oportunidades


A SungKongHoe é uma universidade cristã localizada em Seul, com histórico de defesa dos direitos das minorias, direitos humanos e da diversidade. Além de cursos de língua coreana, estudantes brasileiros podem se candidatar a bolsas de estudo para o Mestrado em Estudos Asiáticos (ênfase em ONGs), Pós-graduação em Gestão de Cooperativas, Centro de Pesquisas em Empresas Solidárias, e o Centro para Democracia.

Alunos do Curso Coreano Online têm acesso a orientação e dicas exclusivas sobre como estudar com bolsa de estudos nessa e em outras instituições coreanas, para que você possa aproveitar tudo o que a Coreia tem a oferecer. Cadastre-se para receber novidades e acompanhe nossas redes sociais pelo Facebook, Youtube ou Instagram.

Close

50% completo

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber no seu email novidades sobre nosso curso de coreano, além de muitas dicas imperdíveis!