O olhar matador do "nunchi"

“João tem uma prova de coreano na próxima semana. Ele decide então fazer uma maratona de revisão da matéria na biblioteca. Chegando ao local, escolhe uma mesa e começa a estudar. Ao seu lado, um colega está sentado. Ele parece ansioso e enquanto estuda, escuta música em seu fones de ouvido e começa a batucar a melodia na mesa.”

“Paula fará aniversário amanhã, seus amigos então decidem fazer uma surpresa para ela. Joana fica responsável por distrair a amiga e levá-la até o local da festa, entretanto, enquanto Joana dirige, seu telefone toca. Ela pede então que Paula o atenda, e antes que ela possa se identificar, João dispara ao telefone ‘Joana, a festa está pronta, já pode trazer a Paula’ e a assim, a surpresa vai por água abaixo.”


“Caio está passando por um momento difícil. Ele partilha suas incertezas com Ana. Para animá-lo, ela decide convidar os amigos para um lanche junto com Caio. Entretanto, no meio da conversa, Ana começa a entregar as histórias que Caio havia lhe contado em confidência, deixando-o constrangido.”

Todas estas situações, possuem algo incomum: a falta de눈치” - Nunchi. Mas o que significa 눈치? Ao pé da letra pode ser entendido como uma “medida de olho”, mas simplificando, é um conceito que está ligado a ideia de percepção, senso, intuição, tato diplomático. Ou seja, de “feeling” de uma situação, para além do que é dito, considerando os sinais não-verbais.

O 눈치 está presente no modo coreano de ser e na sua cultura. Ele é não só uma característica importante nos relacionamentos sociais como também profissionais, onde é necessário que você tenha percepção sobre como falar e agir a depender da situação e das pessoas que estão envolvidas. Como diríamos no Brasil “Pegar no ar” o que está acontecendo e administrar coerentemente esta situação.

Coreanos costumam investir profundamente em relações sociais, a fim de construir uma confiança com o outro, e por isso se utilizam do 눈치. Mesmo que esta seja uma característica muito subjetiva de ser administrada, se você incorporá-la em sua vivência, poderá otimizar sua relação interpessoal e entender melhor uma das bases do modo coreano de ser.

Oportunidades

Alunos do Curso Coreano Online recebem orientação e dicas exclusivas sobre o aprendizado do idioma na prática e modo de vida coreano. Cadastre-se para receber novidades e siga também nosso Facebook, Instagram e Youtube.

Close

50% completo

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber no seu email novidades sobre nosso curso de coreano, além de muitas dicas imperdíveis!