Mais que um alfabeto: obras de arte com o Hangeul

"Um alfabeto com uma caligrafia que transmite emoção e ritmo". É assim que Lee Sang Hyun, um dos nomes de destaque da atualidade na caligrafia coreana, define o Hangul, o alfabeto coreano.

De leigos, aprendizes, até mesmo estudiosos e calígrafos, o Hangul é um alfabeto que tem capacidade de envolver através dos seus traços. Que tal se emocionar e conhecer mais sobre ele através dessas obras de arte?

1. Sons x Hangul: Variação do Alfabeto Coreano

Como parte do projeto experimental do Museu Nacional do Hangul, foram desenvolvidas obras de arte e instalações interativas que permitem que os visitantes se conectem as obras, através de experiências multissensoriais, ou seja, visuais, táteis e sonoras do idioma. Permitindo não só entender como ele foi criado, mas como seus sons se reproduzem em imagens.


2. Exibição da Tipografia do Hangul

A beleza do Hangul também foi explorada nessa exposição realizada em Nova Iorque, como uma forma de oferecer insights a artistas, designers, diretores de arte e curiosos. Além disso, tinha como objetivo, apresentar o coreano ao mundo e mostrar sua autenticidade.

Nove artistas coreanos tiveram obras expostas que uniam os conceitos de arte, tradição e design.

3. Beginning of the Bright

Utilizando como referência as vogais e consoantes do idioma coreano, junto a linhas, agulhas, pérolas, papeis e outros materiais, a artista Hwang Ran cria mega instalações que impressionam o público. Palácios tradicionais, aves e budas são algumas das figuras mais comuns de serem utilizadas em sua arte.

4. Caligrafia e Pintura

A trajetória histórica do Hangul é central nesta exposição permanente que acontece no Museu Nacional da Coreia. Percorrendo diferentes períodos, traços, técnicas, cores e formas de caligrafia, as obras expressam ideias sobre a humanidade, a sociedade e a natureza.

Quer aprender mais sobre o Hangeul e usá-lo para fazer sua própria arte? Venha aprender mais rápido no Curso Coreano Online com dicas exclusivas e suporte total de nossos professores. Cadastre-se para receber novidades e siga também nosso FacebookInstagram e Youtube.

Close

50% completo

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber no seu email novidades sobre nosso curso de coreano, além de muitas dicas imperdíveis!