Saiba como o K-pop já está te ajudando nos estudos

안녕하세요! Se você achava que ouvir suas músicas favoritas era apenas um hobby, pode mudar de ideia! Listamos aqui algumas razões por que o kpop está te ajudando a estudar - mesmo que você ainda não tenha se dado conta!

 

1. Música não é boa só para os ouvidos

Um estudo conduzido pela National Geographic descobriu que há uma ligação clara entre música e inteligência. Com o título “Por que música é tão bom?”, ele explica que ouvir música desencadeia a liberação de dopamina, o hormônio do prazer – aquele mesmo que você sente quando come. O nosso centro de prazer está ligado a outras partes do nosso cérebro, partes essas que processam as emoções, a memória, os pensamentos intelectuais, entre outros. Ou seja, o prazer que você sente ouvindo uma música que gosta pode te ajudar a estudar.

Contudo, é claro que esse não é um processo em que você apenas ouve a música em uma posição passiva. Para que ela possa ser uma ferramenta de estudo, é necessário que você procure compreender o que está sendo dito.


2. Você está aprendendo um novo idioma

Quando você ouve músicas em coreano seguidamente, seu cérebro vai sendo treinado naturalmente para reconhecer palavras dessa língua. Se você consultar o sentido dessas palavras e associá-lo aos sons que ouve, irá construir conexões cerebrais que fixarão seu aprendizado.

Um bom exemplo disso é a expressão 사랑해 (saranghae = Eu te amo). A maioria dos ouvintes de K-pop já está tão acostumada a ouvir essa expressão em diversas músicas que não só já aprendeu seu significado e como também já sabe identificar essa palavra na voz de seus cantores preferidos.


 

 

3. Você está conhecendo uma nova cultura


Não é incomum que os fãs de K-pop queiram saber bem mais do que apenas as músicas que seus ídolos lançam. Por conta disso, muitos acabam assistindo programas de entretenimento, dramas e transmissões ao vivo nos quais se deparam com muitos elementos da cultura coreana, sejam comidas típicas, tradições, expressões, roupas e costumes.


O contato com  esse tipo de conteúdo não só ajuda no estudo do idioma – já que que algumas frases e expressões são repetidas tantas vezes que você acaba aprendendo seu significado – como também ajuda a abrir sua cabeça para uma cultura completamente diferente. Graças ao K-pop, você descobriu a beleza do hanbok, o sabor do kimchi, e conheceu o respeito dos coreanos pelos mais velhos e a dedicação aos estudos. Não é pouca coisa, né?

Conclusão: Como incorporar isso tudo no seu dia a dia? 

A parte mais complicada de todo o processo é saber como fazer com que algo prazeroso como curtir K-pop seja útil e significativo para sua vida. Para que músicas e programas de entretenimento possam ultrapassar o entretenimento e se tornarem educativos, é preciso lembrar que eles não são, e nem podem ser, a sua única fonte de estudo, e sim que são ferramentas extremamente úteis para o seu desenvolvimento.

Aliado ao estudo tradicional, consultando materiais impressos ou na internet, você pode consolidar seu conhecimento das seguintes formas:

> Consulte a tradução de suas músicas favoritas e procure entender o que cada palavra significa. Tentar traduzir algumas expressões simples também é de grande ajuda. Anote isso em um caderno ou reúna todas as expressões em um arquivo de fácil acesso no seu computador. Repasse  e atualize esse conteúdo com frequência (todo fim de semana, por exemplo).

> Assista a programas de entretenimento com legendas em português ou inglês para acostumar o seu cérebro aos sons do coreano e entender o que cada palavra/expressão significa. Para quem já está mais adiantado, uma dica é assistir a um vídeo com legenda e depois ver de novo sem legenda, tentando adivinhar as expressões que você já identifica.

> Deixe a timidez de lado e cante em voz alta ou repita frases ditas em dramas ou programas de TV. Ao repetir o que se está ouvindo, você não só aumenta seu vocabulário, como também aprende a maneira correta como os coreanos pronunciam as palavras.

O mais importante é ter disciplina, paciência e não se desesperar com dificuldades no início. Aprender um idioma requer tempo e esforço, e o coreano não é diferente. Portanto, não se desespere! Alie o prazer de escutar suas músicas favoritas a curtos períodos de estudo diário! E claro, conte sempre com o Curso Coreano Online para receber orientação nos estudos e esclarecer suas dúvidas :)

안녕! Annyeong! Tchau!

Close

50% completo

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber no seu email novidades sobre nosso curso de coreano, além de muitas dicas imperdíveis!