Correios começam a fazer entregas por drones na Coreia

Já pensou em ter sua próxima encomenda entregue por um drone? Na Coreia do Sul, isso já é uma realidade: os Correios do país realizaram suas primeiras entregas por drone. O equipamento partiu de Goheung, no sul do país,  levando pacotes e encomendas até a ilha de Deungnyang, a 4 quilômetros de distância. Enquanto algumas empresas sul-coreanas já haviam feito alguns testes usando drones, essas são as primeiras entregas reais usando drones.

O drone é carregado com 8 kg de cartas e encomendas antes da partida, voando a uma altitude de 50 metros. No destino, o carteiro local recebe os pacotes e encomendas, enquanto o drone volta tranquilo até seu ponto de partida.

Todo o processo - voo, entrega e volta - foi feito automaticamente, sem operação manual. Tradicionalmente, a entrega do correio na ilha era feita por carteiros que, todas as manhãs, embarcavam em uma balsa para o continente, recebiam todas as cartas e encomendas, e traziam de volta até seus destinatários na ilha em um barco. A entrega, que antes levava horas, agora é finalizado em apenas 10 minutos, tempo que o drone levou para fazer todo esse processo.

Tecnologia coreana

Para desenvolver drones especializados em entregas, o Korea Post trabalhou junto com o Instituto de Pesquisas em Eletrônica e Telecomunicações (ETRI), centro de excelência em eletrônica e semicondutores. O Korea Post estabeleceu o ano de 2022 como uma meta para implementação total das entregas por drone.

"Pretendemos habilitar o uso de drones para entregas principalmente em regiões de ilhas e montanhas e  em situações de risco", explicou o presidente dos Correios da Coreai, o Korea Post, Sr. Kang Seong-ju. "Esperamos assim oferecer o melhor serviço de correios do mundo e trazer a Quarta Revolução Industrial a nossos usuários”, disse Kang ao jornal Hankyoreh.

Agora é torcer para que o drone coreano chegue ao Brasil e não fique preso em Curitiba!

Oportunidades

Para quem tem interesse em drones, o ETRI oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros através da UST - University of Science and Technology, rede que reúne cursos de mestrado e doutorado oferecidos por centros de pesquisa ligados ao governo coreano. No ETRI, os alunos poderão aproveitar a excelente infra-estrutura de pesquisa enquanto aprendem na prática, trabalhando lado a lado de pesquisadores renomados do instituto.

Alunos do Curso Coreano Online têm acesso a orientação e dicas exclusivas sobre como conseguir essa e outras bolsas de estudo na Coreia, para alavancar sua carreira e ajudar você a se firmar no mercado de trabalho. Cadastre-se para receber novidades e siga também nosso Facebook, Instagram e Youtube.

Close

50% completo

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber no seu email novidades sobre nosso curso de coreano, além de muitas dicas imperdíveis!