Como aumentar as suas changes de estudar na Coreia? Tudo que você precisa saber para arrasar no TOPIK! - Prova de proficiência em Coreano

Sempre que nós falamos sobre bolsas de estudos na Coreia, comentamos que é fundamental ter uma boa nota no TOPIK! Mas você sabe o que é o TOPIK? 

TOPIK, teste de proficiência em coreano, é um teste escrito planejado para medir a sua capacidade de compreensão do idioma coreano. O TOPIK mede a sua proficiência nas áreas de leitura, escrita e compreensão auditiva em coreano. Várias pessoas se confundem na hora da inscrição por não entenderem bem como funcionam as provas e os níveis, então, como sempre, vamos explicar tudo direitinho aqui para vocês.

 

Como são divididos os níveis de proficiência do TOPIK?

O TOPIK categoriza a sua proficiência no coreano em 6 níveis. Sendo os níveis 1 e 2 considerados básicos, os níveis 3 e 4 intermediários, e os níveis 5 e 6 avançados. Da uma olhadinha aqui embaixo na descrição de cada nível e o conhecimento que você precisa ter para alcançar cada um.

 

Níveis Básicos:

Nível 1: O candidato deve fazer uso de comandos básicos do coreano, como saudações, compras, fazer pedidos, etc. O candidato também deve conseguir entender uma conversa simples do dia a dia, e construir frases simples conhecendo uma média de 800 palavras básicas.

Nível 2: O candidato deve dominar uma série de tópicos familiares, empregando um vocabulário de cerca de 1.500 a 2.000 palavras. Ele ou ela deve saber distinguir corretamente entre situações formais e informais.

 

Níveis intermediários:

Nível 3: O candidato deve entender conversas mais complicadas com pessoas em espaços públicos usando as formas de linguagem apropriadas socialmente. Ele ou ela deve compreender o uso correto das gramáticas básicas e ter domínio de estruturas da linguagem intermediária. 

Nível 4: O candidato deve compreender artigos de notícias, questões sociais gerais e tópicos abstratos com precisão e fluência. É necessário a compreensão de conteúdos sociais e culturais coreanos, com expressões idiomáticas essenciais e compreensão dos aspectos representativos da cultura coreana.

 

Níveis avançados:

Nível 5: O candidato deve possuir alta fluência no uso da língua coreana em ambientes de pesquisa ou trabalho profissional. Ele ou ela deve compreender e discutir tópicos menos familiares como política, economia e outros campos. É necessário o uso de expressões apropriadas, distinguindo formal e informal, escrita e falada, dependendo do contexto.

Nível 6: O candidato deve ser absolutamente fluente no idioma coreano em ambientes de pesquisa ou trabalho profissional, deve ter a capacidade de entender e se expressar sem problemas, embora sem a fluência total de um falante nativo.

 

Qual prova eu devo fazer para alcançar cada nível?

Dependendo do nível que você deseja atingir, você deve se inscrever para uma das duas provas do TOPIK. Existem 2 provas: o TOPIK I e o TOPIK II

A prova do TOPIK I mede o seu conhecimento apenas de conteúdos dos níveis 1 e 2, que são ambos níveis dentro da categoria de proficiência básica, e tem apenas duas seções - leitura e compreensão auditiva. 

Enquanto o TOPIK II contempla questões dos níveis 3 e 4, da categoria intermediária, e dos níveis 5 e 6 , para a proficiência avançada e tem 3 seções - leitura, escrita e compreensão auditiva.

Ao realizar a prova do TOPIK I o aluno pode alcançar até o nível 2 de proficiência em coreano, enquanto que ao realizar o TOPIK II ele pode ter a nota necessária para atingir os níveis 3, 4, 5 ou 6. Isso faz com que a prova do TOPIK II seja muito mais desafiadora que a prova do TOPIK I, já que ela engloba tanto questões intermediárias como questões de níveis mais avançados.

 

 

Como mostramos na tabela acima, a prova do TOPIK I dura 100 minutos (60 minutos para a parte de leitura e 40 minutos para a parte de compreensão auditiva), e você pode alcançar um total de 200 pontos (100 de cada parte). Para o nível 1 são necessários pelo menos 80 pontos e para o nível 2 a sua nota deve estar acima de 140.

Já a prova do TOPIK II é dividida em duas partes, a primeira dura 110 minutos e consiste das sessões de compreensão auditiva e escrita, depois de uma pequena pausa se inicia a sessão de leitura que dura 70 minutos. A nota máxima do TOPIK II é de 300 pontos, da uma olhadinha na tabela abaixo com a pontuação necessária para atingir cada um dos níveis!

 

 

Quem deve fazer o TOPIK?

Como nós sempre falamos aqui, o domínio do idioma é fundamental para você conseguir uma bolsa de estudos na Coreia com tudo pago, ou mesmo se você pretende vir morar e trabalhar aqui. Quanto maior o seu nível no TOPIK maiores a suas chances de alcançar o seu sonho de vir morar na Coreia do Sul!

Quando nós elaboramos o material do nosso curso online de coreano, nós seguimos a gramática e o vocabulário de cada nível do TOPIK, fazendo com que o nosso curso seja o único curso online no Brasil que te prepara de verdade para a prova. Cada um dos nossos 3 níveis segue os conteúdos programados dos níveis do TOPIK, facilitando o seu aprendizado e agilizando o tempo que você precisaria para alcançar a nota desejada. Atualmente, os cursos presenciais demoram mais de 1 ano para concluírem o conteúdo programado de cada um dos níveis do TOPIK. Com o Coreano Online você faz a sua própria rotina de estudos e pode estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo terminar cada nível em menos de 4 meses!

Nós temos alunos que após terminarem somente o nosso nível 1 (que consiste de mais de 150 aulas), já conseguiram atingir o nível 2 do TOPIK!!! A grande maioria dos nossos alunos consegue alcançar o nível 2 com muita facilidade e nós já temos várias pessoas que chegaram ao tão desejado nível 3!!! Se você está começando agora e gostaria de um dia estudar na Coreia, nós recomendamos que você faça de tudo para tirar o nível 3 do TOPIK, já que este é o nível exigido pela maioria das universidades coreanas para que você possa começar um curso de ensino superior na Coreia! 

Pensando nisso nós elaboramos o conteúdo do nível 3 do nosso curso já pensando em te preparar para as provas de escrita e redação do TOPIK II. Além dos níveis regulares, nós também oferecemos minicursos onde nós resolvemos as provas do TOPIK junto com vocês e explicamos direitinho como funciona cada questão da prova! Saiba como fazer sua matrícula e começar já sua preparação pelo site do curso, www.coreanoonline.com .

 

Quando posso fazer o TOPIK?

O TOPIK é realizado seis vezes por ano - duas vezes apenas na Coréia (em janeiro e julho) e quatro vezes tanto na Coréia e quanto em alguns países no exterior (em março, abril, outubro e novembro). Em 2020, será possível fazer a prova no Brasil apenas nos dias 11 de abril e 17 de outubro. A prova de abril acontecerá em São Paulo, Campo Grande, Brasília e Porto Alegre, enquanto a prova de outubro será em São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Recife. As inscrições para o TOPIK de abril já estão abertas e se encerram no dia 24/01 às 17h.

Normalmente, a prova do TOPIK I é realizada em um domingo de manhã e a prova do TOPIK II é realizada à tarde. Então você pode se inscrever para fazer ambas as provas do TOPIK I e II no mesmo dia. Lembrando que se você fizer a prova do TOPIK II e não obtiver nota suficiente para alcançar o nível 3, você não ganha certificado nenhum.

No Brasil, o TOPIK é coordenado pelo Centro de Educação Coreana em São Paulo. Você pode acessar o site abaixo para informações detalhadas sobre inscrições e sobre as provas em cada cidade:

http://www.cecsp.com.br/kr/topik/571307

Dúvidas específicas sobre a realização da prova também podem ser encaminhadas ao CECSP pelos meios abaixo:

Centro Educacional Coreano em São Paulo Tel. +55 11 3229 4324

[email protected]

Nós tiramos todas as suas dúvidas sobre a prova? Você achou esse post informativo? Comenta aqui embaixo se você finalmente entendeu tudo o que você queria saber sobre o TOPIK e se esse post te ajudou!!! Vamos adorar saber!!

Close

50% completo

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber no seu email novidades sobre nosso curso de coreano, além de muitas dicas imperdíveis!